
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Por razões que não vêm ao caso, fui convidado a pronunciar-me sobre o trabalho de sustentação social de uma empresa. Foi curioso, por ser um tema que me interessa há muito. A ideia que uma empresa deve devolver à comunidade de onde recolhe os seus lucros parte desse enriquecimento.
Não sei se o governo estará a preparar alguma lei nesse sentido, porque sinto movimentações no sector. Mas atendendo à escalada daquilo que os comunistas costumavam chamar, e bem, o "Capitalismo Selvagem", parece-me óbvio que a única coisa que as empresas vão fazer é arranjar esquemas de cobrarem aos clientes essa responsabilidade.
É curioso como no meio desta crise económica, da aflição que está a comer a maior parte da população portuguesa, as grandes empresas ainda se assanhem mais para ganhar dinheiro. Mas, basta observar a natureza para saber que o medo e a dor nos olhos do gamo só atiça mais a violência e voracidade do leão.
Na verdade, penso que estamos todos a cair pela ravina abaixo, predadores e presas misturados, mas se calhar tem de ser assim. Só lá em baixo, do meio das rochas afiadas é que a nova ordem poderá surgir.
Sem comentários:
Enviar um comentário